
Hérnia de Disco
O que é a Hérnia de Disco?
A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
O disco vertebral é uma estrutura de fibrocartilagem que serve para evitar o contato direto entre uma vértebra e outra, e amortecer o impacto gerado. Assim, uma lesão nesse disco prejudica a sua função e ainda pressiona outras estruturas importantes da coluna, como a raiz nervosa ou a medula espinhal.
A hérnia de disco é classificada de acordo com a região da coluna que ela afeta e, por isso, ela pode ser:

Cervical
Afeta a região do pescoço

Torácica
Afeta a região do meio das costas

Lombar
Afeta a região mais baixa das costas
O que causa a Hérnia de Disco?
A hérnia de disco acontece com o desgaste dos discos vertebrais, causado pelo seu uso repetitivo. A predisposição genética é a maior causa para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, sedentarismo e do tabagismo. O desgaste pelo tempo e a genética são os principais causas predisponentes de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema. Um acidente ou injúria pode também levar ao surgimento de uma hérnia de disco.
Confira abaixo um vídeo que gravei falando em detalhes sobre a dor nas costas.
Quais os sintomas da Hérnia de Disco?
Conheça os principais sintomas causados pela hérnia de disco.

Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar

Dor nos braços ou nas pernas (ciático)

Sensação de formigamento e câimbras nos braços e pernas


