Artrose na Coluna

O que é a Artrose?

É uma doença que ataca as articulações promovendo, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, dos ossos durante o movimento de uma articulação. Seu desgaste pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder acontecer em qualquer junta do corpo, mas é mais comum nas regiões lombar e cervical.

Confira abaixo um vídeo que gravei falando em detalhes sobre a dor nas costas.

O que causa a Artrose?

Existem duas formas de manifestação da artrose: a primária e a secundária. Cada uma delas apresenta diferentes origens. A artrose primária acomete o paciente devido ao uso prolongado e repetitivo de determinada articulação ou simplesmente como uma consequência do envelhecimento.

Essas situações levam à degeneração do líquido sinovial, que lubrifica as cavidades articulares. Isso também pode ser consequência da realização de movimentos errados, como a prática de exercícios sem a orientação de um profissional. Como resultado, a cartilagem fica danificada, o que causa maior atrito entre os ossos, de modo que acabam perdendo o formato original, impedindo o paciente de executar simples movimento. Já a origem secundária se origina a partir de doenças congênitas e distúrbios hormonais, como obesidade, gota, artrite reumatoide, hipertireoidismo, diabetes, entre outras.

Quais os sintomas da Artrose?

Conheça os principais sintomas que as pessoas que sofrem de artrose enfrentam.

Dor nas articulações
Rangidos
Inchaço nas articulações
Limitação dos movimentos
Calor nas articulações
Rigidez articular

Clique aqui e marque agora uma consulta.